terça-feira, 11 de outubro de 2011

Projeto Comunitário

PROJETO ABC RUSSAS-CE
PROJETO AÇÃO DIGITAL - PAD 
Travessa José de Deus, S/N, Centro, Russas-CE
CEP: 62900-000   Tel:0xx88 3411 2243
projetoacãodigital@yahoo.com.br
www.projetoacaodigital.com.br







 
PROJETO DE REALIZAÇÃO DO SALÃO DE JOGOS INFORMATIZADOS: aprendendo brincando











1 – IDENTIFICAÇÃO

1.1 – Facilitador: Adriano Ferreira Martins

2 – IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

2.1 – Tema: Projeto de Realização do Salão de Jogos Informatizados:
2.2 – Local: Projeto ABC
2.3 – Turno: Diurno

3 – DESCRIÇÃO DO PROJETO



3.1 – Justificativa


         O uso de jogos para o ensino, representa uma inovação no seu fazer pedagógico, uma mudança na postura do professor em relação ao verdadeiro significado de ensinar de forma interdisciplinar. Com a ajuda de jogos educacionais os alunos poderão desenvolver melhor suas aptidões aprendendo melhor e o professor desenvolver com mais qualidade seu trabalho. 
           Segundo Vygotsky (1987), através dos jogos a criança aprende a agir e sua curiosidade é estimulada (...). Se, usando os tradicionais recursos (papel, cartolina, madeira, etc) o aluno se sente instigado, incrementado-se as tecnologias de informação e comunicação ao processo ensino-aprendizagem, este estímulo, certamente resultará em um fabuloso processo de construção do saber pelos alunos. 
Sendo assim a realização do Salão de Jogos Educacionais de Russas surge para divulgar e possibilitar o acesso das pessoas a essas ferramentas da informática (computador, jogos educativos, internet) para uso na educação.

          O Salão de Jogos Educativos vem para beneficiar as crianças que fazem reforço no Projeto ABC e Projeto Ação Digital, sendo que elas vêm de todas as partes da comunidade. Com isso elas vão ficar ainda mais interessadas e consequentemente vão melhorar seus conhecimentos visto que os jogos utilizados englobam matérias que são utilizadas no cotidiano das escolas.



3.2 - Metodologia:

          O Salão de Jogos acontecerá na sala do núcleo do Projeto ABC. Com o uso de jogos educativos. Ministrado pelo facilitador Adriano Ferreira Martins do Projeto Ação Digital para ensinar o funcionamento dos programas e a execução dos trabalhos propostos pelo projeto com isso obtendo a inclusão digital e estimulando a aprendizagem dos jovens participantes.
          O projeto terá sua continuidade através da capacitação das pessoas da comunidade que se interessarem pela atividade. A capacitação se dará através da troca de experiências entre todos os alunos e explicação sobre o funcionamento dos jogos, metodologias de aplicação das atividades e formas eficientes de avaliação.


3.3 - Recursos necessários

  • Laboratório de informática com computadores conectados à internet;
  • Facilitadores;
  • Data show;
  • Apostila;
  • Pan Drive;
  • Jogos Educacionais;


3.4 – Objetivo Geral


  • Incentivar a aprendizagem dos participantes por meio dos jogos para melhorarem seu desempenho escolar;


3.5 – Objetivos Específicos
  • Apresentar jogos que estimulem a aprendizagem e o raciocínio lógico;
  • Incentivar o uso da informática educativa (programas educacionais) com o intuito de melhorar a execução de trabalhos escolares;
  • Despertar nos alunos o interesse em aprender através da informática;


4. – Conteúdo Programático:
 
A importância da aprendizagem de qualidade;
Apresentação de jogos educacionais;
Debate oral sobre a importância da boa aprendizagem;
Como utilizar os programas;

5. Jogos disponibilizados

1) Tabuada na cabeça (Revista Escola)
Objetivo: desenvolver a memorização da tabuada
Conteúdo trabalhado: multiplicação
Público Alvo: Crianças do Projeto ABC Russas-CE
Sistema: ( ) On-line ( x ) Instalado

2) Jogo das Garrafas
Objetivo: colocar 4 L de água na garrafa maior e 4 L na garrafa média
Conteúdo trabalhado: raciocínio lógico.
Público Alvo: Crianças do Projeto ABC Russas-CE
Sistema: ( ) On-line ( x ) Instalado

3) Torre de Hanói
Objetivo:mover todos os discos para a estaca da direita.
Conteúdo trabalhado: raciocínio lógico.
Público Alvo: Crianças do Projeto ABC Russas-CE
Sistema: ( x ) On-line ( ) Instalado

4) Xadrez
Objetivo: dar o “mate” no rei adversário o qual acontece quando o rei está sob ataque de uma ou mais peças adversárias
Conteúdo trabalhado: raciocínio lógico.
Público Alvo: Crianças do Projeto ABC Russas-CE
Sistema: ( ) On-line ( x ) Instalado
 


5) Série Educacional Gcompris
Objetivo: Aguçar a atenção dos pessoas participantes.
Conteúdo trabalhado: experiências
Público alvo: Crianças do Projeto ABC Russas-CE
Sistema: ( ) On-line ( x ) Instalado


6 - Carga horária e cronograma de execução
 
Mês/Período
Ação
Carga Horária
Outubro
10/10/11 à 24/10/11 Salão de Jogos Educativos (Segunda-Feira - Tarde) 1ºTurma 10h/a


Local:Laboratório de Informática do ABC
24/10/11 à 07/11/11
Salão de Jogos Educativos (Segunda-Feira - Tarde)
2º Turma
10h/a


Local:Laboratório de Informática do ABC




Total 20h/a
Jogos
I
Jogos de Matemática 5 h/a
II
Jogos de Estratégia 5 h/a
III
Jogos de Raciocínio Lógico 5 h/a
IV
Jogos de Ciência 5 h/a

 

7 – Avaliação
         A avaliação será feita no laboratório de informática através da realização de uma competição entre os alunos. A competição se dará na divisão da turma em equipes, para cada uma delas será entregue um desafio, a equipe que resolver o desafio primeiro vence. 
8 - Bibliografia:
Rede de Projetos elaborados com o intuito de promover a inclusão digital.
Disponível em 
<http://rede.acessasp.sp.gov.br/?q=og> acesso em 20 de Setembro de 2011.
Escola, Informática, Educação e Criança. Disponível em <http://sitededicas.uol.com.br/> Acesso em 27 de fevereiro de 2010



 









2 comentários:

  1. Ta sendo muito boa a execução do Projeto.

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  2. olá Adriano!
    Parabens pelo seu projeto!
    Vou seguir o seu blog
    siga o blog do meu projeto tbm!!
    bjokas

    http://diariomudandohabitos.blogspot.com

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